segunda-feira, 30 de setembro de 2013

HISTÓRIA - O Dia do Desfecho

Com a Revolução de 1930 caravanas partidárias da Aliança Liberal invadiram o estado do Espírito Santo e cidades importantes foram tomadas. Quando chegaram à capital encontraram-na em abandono pelo governador, onde posteriormente se instalou um novo governo do Estado comandado pelo Capitão Punaro Bley.

Enquanto grande parte do estado estava dominada pelos revolucionários, algumas regiões como São Pedro do Itabapoana se mantinham em resistência ao governo aliancista, o qual enviou tropas para estes locais.

No dia de finados, uma caravana invadiu a cidade e retirou de todas as repartições públicas todos os documentos referentes ao município e, em uma emboscada, levaram a administração à atual sede, Mimoso Sul.

Os habitantes se viram de mãos atadas diante da situação e não puderam reagir, principalmente porque, segundo Balbino Nunes, a maioria da população era composta de imigrantes que temiam serem deportados caso se posicionassem contra o governo (NUNES apud PEREIRA, 2009, p. 26).

Rosinha Caroli e Família - Fonte: Arquivo pessoal de Maurino e Wilma Vasconcelos, moradores de São Pedro do Itabapoana, 2013

A professora Rosinha Caroli (destacada na foto acima) foi quem se levantou na luta contra a retirada da sede da comarca, ela enfrentou os carros armados, pegou a documentação da câmara e a escondeu em sua casa mesmo sendo agredida por isso. Mas seu esforço foi em vão, pois conseguiram  pegar os documentos dela mesmo assim.

São Pedro do Itabapoana se manteve como distrito de Mimoso do Sul e, desde então “a região entrou num processo vertiginoso de decadência política e cultural.” (PEREIRA, 2009).


Uma das edificações de São Pedro do Itabapoana - Fonte: Arquivo Pessoal, 2013.

Um comentário:

  1. Uma caravana formada por 13 caminhões e homens armados chefiada pela autoridade do Sr. Waldemar Garcia de Freitas, que dizia ser emissário de força superior, invadiu repartições públicas como: Prefeitura, Cartório e agências do correio e telégrafo para retirar dali todo e qualquer documento pertencente àquele município... A população ficou atônica e perplexa a este acontecimento! Além disso os moradores estavam cultuando os mortos, pois era dia 02/11/1930 (Dia de finados). Um dos tradicionais moradores de São Pedro o Sr. Setenta foi obrigado a desligar o telégrafo e assim sem comunicação alguma e desprotegida sob a mira de espingardas e revolveres, nada puderam fazer! Após a retirada da comarca, os invasores se dirigiram para o distrito de Mimoso, mais especificamente na Estação Ferroviária "Núcleo dos Revolucionários" E assim O distrito de Mimoso passa a chamar-se João Pessoa e por indicação Pedro José Vieira passa a ser o primeiro Prefeito do então município recém criado. Obs: Um dos mais ativos e a cabeça pensante desta invasão em São Pedro para retirada da Comarca local foi o Sr. Joaquim Paiva Gonçalves, (Cel. Gamboa) uma das mais importantes figuras da história de Mimoso do Sul. Abraço do Renato Pires Mofati.

    ResponderExcluir